quinta-feira, 7 de outubro de 2010

‘SER BOM’ TAMBÉM CANSA!

      O apóstolo Paulo tinha acabado de falar das obras da carne no capítulo 5 e inicia o capítulo 6 da carta aos Gálatas enfocando o próximo e no versículo 2 ele fala da necessidade de levar as cargas uns dos outros “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.” , só que depois ele dar um conselho extraordinário, para os irmãos NÃO SE CANSAREM DE FAZER O BEM, ainda alerta para a possibilidade de desfalecer.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos." Gál. 6.9.
      Ele inicia aconselhando a levar a carga uns dos outros e depois pede para não se cansar, considerando a possibilidade de desfalecimento absoluto das forças.
      Porque o cansaço do sagrado também fazia parte da igreja dos gálatas? Porque hoje nunca estivemos tão próximos a exaustão de boas ações? Seja na área dos mais necessitados ou mesmo na área financeira com as contribuições do nosso dízimo, oferta ou contribuições nas campanhas da igreja. O cansaço do qual ele escreve diz respeito aos crentes estarem deixando a vida espiritual e optando pelas obras da carne através do pecado, porque estavam cansados de serem bons espiritualmente falando.
      O que me cansa no cenário evangélico contemporâneo é a super valorização do sucesso dos desempenhos pessoais, de quem deveria ser modelo do rebanho na humildade e no amor próximo desprovido de interesses sórdidos. O que talvez nos canse ainda mais seja perceber que nem sempre o dinheiro empregado na igreja através do dízimos e das ofertas é fator determinante de prosperidade pessoal instantânea, como se vê no neo-pentecostalismo, principalmente na perspectiva do discurso do interesse pessoal e institucional. Acho ser hoje os pecados repetitivos que nos cansem.
      O conselho do apóstolo Paulo nunca foi tão atual e necessário, creio que haja um tanto de cristãos cansados com pastores que só falam em dinheiro, em igrejas que estabelecem não o reino de Deus na terra, se não, seus próprios reinos institucionais. Não se cansar de fazer o bem, é um desafio permanente para todos nós, apesar dos escândalos, das decepções pessoais, das frustrações, da falta de propósito dos pedidos de dinheiro, da avareza estabelecida, ausência de pastores que imitem a Cristo no viver diário, etc, etc, etc, apesar de tudo isso o pedido é: QUE NÃO NOS CANSEMOS!
      A palavra grega para cansar no texto nos traz um significado ainda mais expressivo – estar completamente desanimado. Estar completamente desanimado de fazer o bem, isso é absurdamente sério e real se trata de algo que rouba de fato as energias. Se essa é a sua situação, não se deixe cansar pelas razões que te levam para baixo, antes pelo contrário, supere, enfrente e vença o cansaço e não desfaleça diante das muitas frustrações sejam elas institucionais ou pessoais. A palavra de ordem é: NÃO SE CANSE! Continue sendo bom, contribuindo e amando seu próximo com toda sua força em nome de Jesus! Sirva e seja fiel a Cristo independente do que você vê ou ouve em sua volta, renove suas forças n’Ele que é o senhor de nossas vidas hoje e sempre. Não canse de ser fiel nos dízimos e ofertas, pois você o é para Cristo e para sua glória.
      A glória de quem é para semmpre!

2 comentários:

  1. Graça e a Paz do Senhor Jesus
    Mas Graça ao nosso grandioso Deus que nos ajuda a superar todas as nossas adiversidades, cansaço e decepições espiritual fortalecendo e renovando a fé que nos condus a rumo da vida com Cristo.
    É isso meu amado irmão ...E não nos cansemos de fazer o bem.. , pois ao tempo do Senhor averemos de ceifar.
    Um abraço fique na Paz do Senhor Jesus
    Ir. Enos

    ResponderExcluir
  2. E como é bom ler isso, palavras de ânimo, de incentivo são sempre úteis, Paz! :)

    ResponderExcluir